Postagens populares

sábado, 4 de dezembro de 2010

O NASCIMENTO DA PJMP


 Com impressão política advindo da ditadura militar, após o golpe de 64, os movimentos da Ação Católica Especializada se desarticularam. No caso da JOC, apesar de se ter realizado seu "enterro simbólico", os militantes remanescentes continuaram a fazer um trabalho de base com os jovens do meio popular em algumas cidades do Nordeste. Este trabalho visava suscitar uma vivência de fé, dentro e a partir da condição de classe do próprio jovem.
Isto resultou no surgimento de muitos grupos de jovens do meio popular e começou-se uma articulação e organização.
Em Julho de 1978, acontece o 1º Encontro de Animadores dos Jovens do Meio Popular do grande Recife. Este encontro tinha o objetivo de proporcionar entrosamento, visando o aprofundamento de pontos comuns que pudessem ajudar na caminhada.
Dentre sins principais conclusões, o encontro apontou para:
- Criação de um movimento que articule e dê unidade aos grupos;
- aplicação de uma metodologia de acompanhamento visando um compromisso transformador do jovem com seu meio;
- Preocupação com um conteúdo de evangelização que dê unidade entre a história da humanidade e a história da salvação."
Este encontro tornou-se um marco importante no início de urna pastoral dos jovens do meio popular. A semente da PJMP havia sido lançada em Recife.
A nível de Nordeste, os encontros inter-regionais de animadores de pastoral de juventude, desde seu 1 Encontro (jan./78 - João Pessoa), questionavam a existência da Pastoral da Juventude Genérica ou Geral, e se encaminhavam para a criação de uma Pastoral da Juventude que levasse em conta o meio especifico, o que se reafirma no II Encontro, em janeiro de 1979.
É no III Encontro Inter-Regional de Animadores de Pastoral de Juventude do Nordeste, ocorrido em fevereiro de 1980, em Olinda, que se aprofunda especificamente a importância de se levar em consideração o meio social na organização da Pastoral da Juventude, isto é, organizar os grupos de jovens levando em conta os meios sociais.
Dom Marcelo Carvalheira, na apresentação do relatório desse III Encontro, destaca:
“Precisamos levar até às últimas conseqüências a distinção dos meios, para que passe de ama Pastoral da Juventude Genérica, vaga e indefinida, para uma Pastoral da Juventude Específico. de cada meio social, definida pelas características peculiares de cada meio e marcada pela ótica do oprimido."

2 comentários:

  1. OLA GALERA DA PJMP:SOU CARLINHOS AMORIM COORDENADOR DA PJMP DE PETROLINA PE.E QUERO DIZER A VCS DA PJMP QUE ESTOU MUITO FELIZ DE ESTA FAZENDO PARTE DESSA LINDA HISTORIA,SAI DOS MOVIMENTOS ESTUDANTIS E ESTOU NOS MOVIMENTOS DA IGREJA.EM ESPECIAL A PJMP.UM ABRAÇO CARINHOSO A TODOS DA NOSSA MAIS LINDA E COMPLETA PASTORAL.

    ResponderExcluir
  2. GRANDE ABRAÇO PRA VC TAMBÉM CARLOS! TAMBÉM ACHO QUE NOSSA PASTORAL SEJA A MAIS COMPLETA!A GENTE AQUI DA DIOCESE DE LAPA TEM MUITA HISTÓRIA PRA CONTAR E PRINCIPALMENTE MUITAS COISAS PARA SEREM FEITAS, POIS O TRABALHO NÃO PARA!!
    GRANDE ABRAÇO REPLETO DE TERNURA E RESISTÊNCIA!
    AXÉ

    ResponderExcluir