Postagens populares

quinta-feira, 2 de dezembro de 2010

Juventude do Meio Popular: Quem somos?

Formamos juntos a nossa PJMP, a grande massa de Jovens do Meio Popular. Mas quem somos? Por que somos? O que nos caracteriza? Qual a nossa identidade?

Começaremos a refletir juntos um pouco de nossa história, um pouco de nossa vida. Precisamos olhar para dentro de si e para nossa realidade a fim de descobrirmos o que nos faz Jovens do Meio Popular.

Leiamos juntos, Is 65,17-25 , a fim de percebermos qual sempre foi o sonho do Povo de Deus, em relação à verdadeira sociedade.

Vivemos uma realidade bastante específica, onde nos caracterizamos como jovens que possuem interesses, preocupações, linguagens e costumes semelhantes, em comum. Somos muitos mas sentimos as mesmas angústias, temos os mesmos sonhos, as mesmas alegrias e tristezas. Somos jovens empobrecidos e marginalizados, trabalhadores, filhos e filhas da classe trabalhadora, que trazemos em nossa vida as marcas de quem precisa lutar para sobreviver.

Podemos fazer uma experiência:

- Vamos tentar imaginar o município onde vivemos:
         - Quantas famílias, aproximadamente, garantem uma renda de, pelo menos, 3 salários mensais?
         - Quantas escolas públicas temos? Quais são as suas condições?
         - Como é o atendimento médico?
         - Quantos bairros possuem asfaltamento, saneamento, iluminação e transporte eficientes?
         - Quais nossas opções de lazer? Qual é a nossa cultura?

(Tempo para discussão)

Podemos ainda lembrar os sérios problemas e conflitos que vivemos quando se diz respeito a nossa subjetividade, afetividade, relacionamentos diversos (família, amigos, namorado(a),etc.). No entanto, não são só os fatores externos que nos aproximam. Vivemos internamente muitas crises que se refletem no nosso agir, no nosso pensar.

Façamos, então uma dinâmica, para tentar visualizar um pouco melhor.

- Material necessário: espelhos em quantidade suficiente para todos no grupo;
folhas de papel; canetas, lápis, giz de cera, lápis de cor, etc. em grande quantidade.

- Num primeiro momento distribui-se os espelhos a cada jovem e motiva-se para que cada um se perceba, olhe para si a fim de descobrir "Como sou?", "Quais são minhas características?", "Como é meu rosto, meu corpo?", "Que sonhos tenho". Pode-se utilizar ao fundo alguma música ou leitura apropriada.

- Num segundo momento, cada um  deverá fazer um desenho de si próprio, utilizando papel, lápis, imaginação e sentimento, de forma que neste contenham os traços, as características que foram observadas no primeiro momento. Deixar as pessoas a vontade para este momento (sentar, caminhar, sair, etc.)

- O terceiro momento é o do relato das experiências. Pode-se fazer um mural para exposição dos desenhos (não é necessário assinar), de forma que todos possam ver.
         * O que eu senti?
         * Que características temos em comum? Por que temos estas características em comum?
         * Quais as dificuldades encontradas ao participar da dinâmica?

Somos Jovens do Meio Popular e acreditamos que são essas características de empobrecidos que nos tornam mais próximos do Pai. No entanto sonhamos com a vinda e concretização da Boa Nova. Acreditamos que Cristo caminha conosco e reafirma a todo instante sua opção preferencial: a pelo povo oprimido que caminha em busca da Libertação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário